quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Confira mais bandas para o Festival Cena Brasil

Banda Sinfônica do CEMO – PE

A Banda Sinfônica do CEMO é formada por professores e alunos do CEMO e tem como objetivos promover inclusão social através da música, fazer concertos em diversas comunidades carentes e despertar nas crianças a vontade de estudar música. O CEMO oferece concertos aulas na rede escolar de Olinda e região metropolitana, permitindo à comunidade escolar o acesso à música de qualidade e a concertos em solenidades cívicas, festas religiosas, eventos esportivos, etc. O Repertorio da Banda é bastante eclético, abrangendo grande variedade de gêneros musicais, do popular ao erudito, incluído também jazz e temas de filmes.

Contatos: Nilson- (81) 86193811

Encontro de Samba

O encontro é uma confraria entre os músicos Jorge Riba, Karynna Spinelli e Ely Peroais, três amantes e representantes do samba em Pernambuco. Jorge Riba está sempre em busca do reconhecimento e valorização da identidade negra pernambucana, em 2003 decide abraçar de vez o samba e a partir daí vem fazendo história por ser um dos responsáveis pelo movimento recifense de retorno e de valorização do samba. Jorge Riba não é novo na música, o músico já compõe samba desde os 16 anos e já possui 30 anos de carreira artística.
Foto por Nilton Leal
Karynna Spinelli começa carreira solo em 2007 inspirada pela musicalidade e energia dos sambas de terreiro e de roda da periferia pernambucana. Vem se dedicando com afinco ao samba de raiz e a todos os ritmos que permeiam estes ares. Karynna Spinelli também foi responsável por instituir um dos maiores movimentos de rua de samba brasileiro, o Clube do Samba de Recife, movimento feito nas ruas do Morro da Conceição, que durante três anos disseminou para o país a firmeza do samba do estado pernambucano e ainda promoveu o intercâmbio entre artistas da terra e do Brasil.
Ely Peroais, artista pernambucano compositor de samba enredo de várias escolas de samba de São Paulo, algumas até vencedoras. Ely teve o primeiro samba destacado no primeiro festival de pagode de Recife, em 1998, intitulado de “Cheiro de Separação”, que até hoje é uns dos sambas mais cantados nas rodas de Recife e além de estar no primeiro CD, já foi regravado por muitos artistas consagrados na música brasileira.

Contatos: Jorge Riba – (81) 9700 8940

A Cocada

O cantor Washington Felipe forma o grupo “A Cocada” no ano de 2000, no Bairro Amaro Branco em Olinda, após a dissidência de outro grupo. Os componentes são músicos que já se conheciam e alimentavam a ideia de montar um grupo de coco-de-roda. Os músicos Beto Negrão, Nilson do pandeiro, Iran, Meme, Mamão, participaram da primeira formação da Cocada e para o trabalho acontecer, o cantor Washington Felipe expira-se no estilo do grupo Mama Keita (Afro Cubano), porém a influência não se resume a música criada fora e sim dentro do Brasil, o grupo sempre busca nova musicalidade, tanto quanto originalmente popular e ao mesmo tempo sofisticada. O primeiro álbum “A Cocada” foi gravado no final do ano de 2001 e Lançado em 2002, uma produção independente. Após alguns anos sem nenhuma produtora o grupo gravou novamente seu segundo CD, “Lua de São Jorge” também independente. Os integrantes defendem a cultura popular e resgatam a tradição de tiradores de coco, com o objetivo de divulgar o ritmo com alegria e responsabilidade. A Cocada se inspira no som único, com dois tambores e instrumentos percussivos bem dançantes, provocando uma sensação única e explosiva. As composições, em grande parte são inéditas e falam da vivência de pessoas ligadas ao mar, pescadores que trazem a luta, dificuldade, amores, desilusões, mar, lua, sol, Iemanjá e céu. A Cocada sobe ao Palco do Cena Brasil 2013 com a participação do ‘Encontro de Mestres’ composto por Dona Selma do Coco, Coco Raízes de Arcoverde, Mestre Arnaldo do Coco de Praia e Mestre Guitinho do Coco de Xambá.


Contatos: Washington – (84) 8893 6893

Foto por Marcelo Soares
Vertin Moura – PE

“Rock, poesia e filosofia”, assim o artista Vertin Moura define o primeiro CD “Filhosofia”, 2012, projeto de carreira solo do artista, iniciada em 2009. Seu primeiro trabalho profissional foi como integrante da banda Helton Moura e o Cambaio. Com uma proposta exclusivamente autoral, o CD foi construído a partir das vivências artísticas do músico no início da carreira em Arcoverde (PE), ao lado de grupos de teatro e de movimentos culturais da cidade. O disco tem referências variadas, desde artistas populares brasileiros às sonoridades advindas do rock’n roll progressivo. O CD “Filhosofia” possui treze faixas e conta com a parceria dos poetas e amigos conterrâneos Helton Moura, Ícaro Tenório e Jair Galvão. Alessandro Palmeira e Samara Maria, ambos da cidade pernambucana Afogados da Ingazeira, compartilham a autoria da música que dá nome ao disco. A grande participação é do artista Lirinha, ex-líder da Banda Cordel do Fogo Encantado, que divide os vocais com Vertin na música “Permutação”.

Contatos: Fabiana Karla – (81) 9933 0823

Vibrações – AL

O grupo de Maceió inicia sua trajetória no estado de Alagoas em 1998, compondo sua identidade a partir da junção do reggae original jamaicano com o hibridismo do cenário musical brasileiro, mais especificamente o nordestino. A banda traz autenticidade nos batuques afro-brasileiros e indígenas e as letras apresentam denúncia social e apelo a não violência. A banda Vibrações confronta os padrões musicais de massa, buscando o reconhecimento e inserção na cultura brasileira. Ao longo do trabalho fez parceria com músicos nacionais e internacionais e atualmente a Vibrações é composta por Luiz de Assis na voz principal e composições, Sidney Sena no baixo e backing-vocal, João Paulo na bateria, Walter Lima na guitarra, Jair Virgilio no saxofone e flauta transversal, Lucas Natureza na percussão, Ninho Júnior no teclado e Enife Costa no trompete. O Grupo desafia o pensamento crítico com cinco CDs na estrada, “Vibrações Rastas”, 2003; “Rústico”, 2005; “Ciclo”, 2006; “Quilombagem”, 2010; O CD “Comemorativo 15 Anos”, 2013 e o DVD “Pedra que não foi Polida” de 1998. No Festival Cena Brasil 2013 a Vibrações divide o palco com as participações do vocalista e guitarrista George da Banda N’Zambi e do sanfoneiro Daniel Bento.

Contatos: Celine Quirino - (82) 3221 3448/ (82) 8859734



Texto por Renata Oliveira

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Conheça alguns artistas que vão participar do Festival Cena Brasil 2013

Cena Brasil, novidades no ar!
Onze anos de festa com grande atitude, multiculturalidade e transformação.

Cena Brasil nos dias 07 e 08 de dezembro, no auge do verão da cidade de Olinda. O festival na 11ª edição acontece na praça do fortim do queijo e convida o público a dançar, aprender e vivenciar a arte. Cena Brasil em meio às luzes e cores da cidade patrimônio histórico da humanidade.

Cena Brasil ousa no estilo, explode nos quesitos de originalidade e marca presença no cenário histórico de Olinda.
Venha fazer parte da Cena!

Confira abaixo os perfis das bandas e grupos que irão participar

Encontro de Cultura

O Ylê de Egbá vai representar o Encontro de Cultura no Cena Brasil 2013. O Ylê de Egbá é um tradicional afoxé de Pernambuco, reconhecido pela ousadia e originalidade, com 27 anos de fundação e participação em várias atividades de reconhecimento nacional e internacional. Junto com seu povo a família Ylê de Egbá faz cultura com espontaneidade e traz alegria, beleza e fortalecimento com originalidade.

Contatos: DITO (YLÊ DE EGBÁ): 9911-2880

Maktub – PE

A Banda Maktub-PE tem origem na cidade de Olinda-PE, especificamente no Bairro de Peixinhos, celeiro das manifestações da cultura popular. O grupo criado em 2002, pelos músicos Léo do Peixe e Beto Ferrari (cantor, compositor e instrumentista), os quais desenvolvem um trabalho com identidade própria, primando por um som de qualidade e muito Groove. A Maktub também tem intenso envolvimento nos movimentos político-sociais da cidade de Olinda, as letras versam predominantemente o cotidiano urbano e contemplam a música pela ótica da universalidade, trafegando pelo blues, jazz, maracatu, funk blues, mangue, baião, dentre outros, porém sem perder as raízes brasileiras e nordestinas. Maktub hoje é composta por Beto Ferrari na voz, guitarra e violão, Bira na bateria, Stallone na guitarra e Haroldo Batista no baixo.

Contatos: Harryson - (81) 9518 1995.

Scenes – PE

A Scenes formada no início de 2006 já passou por várias transformações até chegar à formação atual, hoje o grupo traz um som com pegadas originais e sonoridade inovadora na cena musical, cada música tem seu contex e são marcadas por riffs nervosos, guitarras gritantes e distorções psicodélicas, além de ser a banda de Rock alternativo pernambucana mais visualizada na internet. A Banda Scenes já chegou a lançar mais de uma música por mês, no ano da primeira formação foi lançado o primeiro CD intitulado “The Rise of a Planet”. Em seguida vieram vários EPs, como o “Illuminus”, 2011 e finalmente o mais recente, lançado em 2012, chamado “Portal dos Sonhos”. A Scenes com um set próprio impressiona ao subir ao palco, o show é um verdadeiro espetáculo de efeitos visuais e sonoros que interagem com o público, ponto forte e diferenciado da apresentação do grupo.

Contatos: Roberto – (81) 8679 7876.

Combo X – PE

Grupo musical formado em 2007, no Centro Cultural Nascedouro de Peixinhos, do eixo Olinda-Recife. A Banda surge a partir de um convite do percussionista Naná Vasconcelos ao músico, percussionista Gilmar Bolla 8 da Banda Nação Zumbi, para realizar em parceria um projeto sonoro com essência afro-brasileira. O grupo composto por 10 pessoas tem um formato camerístico com instrumentos de sopro e percussão. O Trombone oferece vida à música junto aos batuques de alfaias, timbais, caixa de bateria, abê e gonguês, expressando cantos populares e letras cotidianas acopladas a um laboratório de ritmos. Inicialmente os integrantes adotam o nome de Combo Percussivo, apresentado um espetáculo para popularizar as cadências dos povos africanos, hoje em busca de mais espaço no mercado da música, o Combo Percussivo passa a ser Combo X, Consolidando tendências ao hibridismo musical e firmando uma linguagem universal contemporânea no processo de criação sonora.

Contatos: Altamiza Melo – (81) 88196990/ (81) 97869891

Z’África Brasil – SP

Foto por Jonatas Mateus
O grupo de rap Paulista Z’África Brasil iniciou sua trajetória em 1995 com ZuluZ’África, Gaspar e MC Pitchô, conquistando conhecimento pela originalidade e criatividade musical, o qual hoje se posiciona ao lado dos maiores grupos de Rap no Brasil, trabalhando elementos da cultura Hip Hop em conexão com movimentos políticos, sociais, educacionais e culturais. Ao longo do trabalho fez parceria com músicos nacionais e internacionais, rompendo fronteiras e preconceitos musicais e regionais. O primeiro álbum, “Antigamente Quilombos, Hoje Periferia”, lançado em 2003 pela RapsoulfunkRecords contou com a produção de Érico Theobaldo (DJ Periférico) e contém 15 faixas. Atualmente Z´África se completa com Funk Buia e DJ Tano, da Família Back Spin Crew, Tri-Campeão do Hip-Hop DJ. Em 2006 lançaram o 2º CD "Tem cor Age" e o 3º CD foi lançado na França, "Verdade e Traumatismo", conta com músicas como "Reparação" e "Z'africanos", ambas gravadas para TV Trama

Contatos: Daniela Reigadas – (11) 98632 3301
Twiiter: @zafricabrasil | Facebook: /Z'África Brasil Official




Texto por Renata Oliveira

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Oscip Diálogos em parceria com a Nação Hiphop Brasil-PE promove 'Roda de Diálogos'


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Chamada para o Festival Cena Brasil 2013

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Programação completa do Festival Cena Brasil 2013


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Atrações selecionadas para 11ª Edição do Festival Cena Brasil

O Cena Brasil 2013 obteve novamente o carisma do público local e nacional, na sua 11ª edição o evento recebeu 263 materiais de bandas, sendo elas locais, regionais, nacionais e internacionais. A curadoria do evento teve o prazer de analisar minuciosamente todos os materiais recebidos. Após longas reuniões composta por produtores culturais e musicais, jornalistas e radialistas, finalmente foram escolhidas as atrações que irão participar do Festival.

As atrações escolhidas são:
  • Encontro de Cultura (PE)
  • Banda Sinfônica do CEMO (PE)
  • Maktub (PE)
  • Encontro de Samba - Jorge Riba, Karynna Spinelli e Ely Peroais (PE)
  • Scenes (PE)
  • Vibrações (AL) part. George N'Zambi
  • A Cocada, participações de Dona Selma do Coco, Coco Raízes de Arcoverde, Mestre Arnaldo do Coco de Praia e Mestre Guitinho do Coco de Xambá.
  • Combo X (PE)
  • Vertin Moura (PE)
  • Z'África Brasil (SP)
Cena Brasil ousa no estilo, explode nos quesitos de originalidade e marca presença no cenário histórico de Olinda.


Venha fazer parte da Cena!