sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Festival Cena Brasil seleciona 15 atrações para sua 14ª edição

Entre mais de 300 inscritos para participar do 14º Festival Cena Brasil 2016, a curadoria do evento selecionou 15 atrações com múltiplas faces da música pernambucana e regional, contemplando os mais variados ritmos da região, para participar do evento de dois dias. O Cena Brasil acontece todos os anos com atrações de pequeno, médio e grande portes. 

Entre as contempladas para tocar na Praça do Carmo, em Olinda, nos dias 26 e 27 de novembro, estão: Maracatu Leão das Cordilheiras (PE); Os Magnatas da Beira Mar (PE); Etnia (PE); Sasquat Man (PE); Juliano Holanda (PE); Aliados CP (PE); Maracatu Estrela de Jacy (PE); Café Preto (PE); Julio Samico (PE); Mestres do Coco Pernambucano; Coco dos Pretos (PE); Tambor da Terra (PE); Vibrações (AL); DJ Jedson Nobre - Abeokuta (PE); e DJ DaMata (PE).

Feira Social
SOCIALAlém da parte musical, o Festival Cena Brasil traz uma série de atividades nas mais diversificadas áreas. Nos dois dias de evento haverá a Feira Social de Economia Criativa, a ala da Gastronomia de Terreiros, Oficinas Gratuitas de Rádio e Fotografia (para alunos de escolas públicas), além da tradicional Marcha da Consciência Negra que, este ano, vai sair do Mercado da Ribeira percorrendo as ruas da Cidade Alta, até chegar na Praça do Carmo, local do evento.



Por Cristiano Jerônimo | Jornalista

#CenaBrasil2016 #Olinda #Cultura #DiversidadeCulturalSustentabilidade

SERVIÇO
O quê: 14º Festival Cena Brasil
Quando: Dias 26 e 27 de novembro
Onde: Praça do Carmo, Olinda
Atividades: Música, Feira Social, Feira de Gastronomia de Terreiro, Marcha da Consciência Negra, Oficinas e Palestras.



terça-feira, 25 de outubro de 2016

Inscrições para oficinas gratuitas de fotografia e rádio abrem no próximo dia 31 de outubro, em Olinda


Estudantes de escolas públicas, com idade entre 16 e 24 anos, podem se inscrever, gratuitamente, nas Oficinas de Rádio e Fotografia que estão sendo oferecidas na Ação Formativa do Festival Cena Brasil 2016. As inscrições para as 40 vagas acontecem em horário comercial, na Oscip Diálogos, em Ouro Preto, Olinda, ou pelo e-mail cenabrasilolinda@gmail.com, do dia 31 de outubro até 15 de novembro. Entre os critérios prioritários para participar, além de ser estudante em escola pública, os interessados devem ter idade entre 16 e 24 anos e estar cursando, no mínimo, o ensino fundamental. As capacitações vão acontecer em seis dias, de 21 a 27 de novembro, com uma turma de Fotografia e outra de Rádio. Ambas as atividades terão uma carga horária de 16 horas.

Com 20 alunos em cada turma, a Oficina de Fotografia acontece nos dias 23 e 24 de novembro (parte teórica) e em 26 e 27 de novembro (aula prática durante o evento). As aulas presenciais acontecerão das 19h às 21h e as práticas serão realizadas nos dias do Cena Brasil 2016. As Oficinas de Rádios também acontecerão na sede da Oscip Diálogos, no Centro Comercial de Ouro Preto. Serão realizadas nos dias 21 e 22 de novembro (teoria) e 26 e 27 de novembro (práticas). Os horários são os mesmo das Oficinas de Rádio.

As dinâmicas a serem trabalhadas com os alunos da área de fotografia consistem na distribuição de fichas sobre fotografia (produção própria); exposições, análises, discussões e debates de imagens; troca de conhecimentos e experiências fotográficas; análises iconográficas de imagens; aulas expositivo-dialogadas; e análises de textos relacionados à fotografia e suas vertentes.

Na Oficina de Rádio, os 20 alunos vão treinar a distribuição de fichas sobre o veículo de comunicação (produção própria); farão exposições, análises, discussões e debates sobre comunicação, cidadania e rádios comunitárias; exercícios básicos de dicção; análises e discussões de textos; aulas expositivas-dialogadas; e aulas práticas de locução/operação de rádio durante as apresentações artísticas do palco do 14º Festival Cena Brasil 2016.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Viviane Rodrigues, a meta destas atividades que serão realizadas em novembro é estimular o desenvolvimento de um olhar artístico e crítico do universo ao redor, além de apresentar aos alunos as oficinas como uma possibilidade de geração de renda. “Com estes tipos de treinamentos, eles alargam seus horizontes de conhecimentos, abrindo espaço para atividades de formações artística, cultural e profissional. As inscrições estão abertas ao público em geral, mas em especial aos alunos de escolas públicas, buscando, desta forma, contribuir para o desenvolvimento cultural e a economia criativa do Estado”, explica Viviane.


Por Cristiano Jerônimo | Jornalista

#CenaBrasil2016 #Olinda #Cultura #DiversidadeCulturalSustentabilidade

SERVIÇO | INSCRIÇÕES
O quê: Oficinas de Rádio e Fotografia /Ação Formativa Cena Brasil 2016
Quando: Rádio, dias 21 e 22/11 (aulas teóricas) e 26 e 27/11 (aulas práticas) | Fotografia, dias 23 e 24/11 (aulas teóricas) e 26 e 27/11 (aulas práticas).
Horário: Das 19h às 21h
Número de vagas: 40 no total, sendo 20 para cada curso.
Inscrições gratuitas: Pelo e-mail cenabrasilolinda@gmail.com ou, ainda, presencialmente na sede da Oscip Diálogos, Rua Maria Lúcia Almeida de Araújo (Guaraná), n° 24, sala 01, Qd. E8, Lt. 24, Ouro Preto, Olinda. Próximo ao Centro Comercial, no horário das 14h às 18h.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Feira Social do Festival Cena Brasil 2016, em Olinda, faz inscrições até o dia 20 de outubro

As mais variadas peças de artesanato, pulseiras, roupas,
 rendas, 
artesanatos fazem sucesso entre o público, todos os anos
Entre os polos descentralizados do Festival Cena Brasil, um toque de requinte pode ser visto na Feira Social de Economia Criativa. As mais variadas peças e adereços de artesanato, pulseiras, roupas, rendas, produtos artísticos fazem sucesso entre o público, todos os anos. Há também o comércio de bonsais, miniaturas de cactos, plantas exóticas, etc. Os interessados em participar da já tradicional Feira Social devem obedecer aos critérios de que os materiais comercializados não podem ser industrializados; serem 100% artesanais, e de preferência, ligados a projetos culturais e sociais. A seleção será feita por ordem de chegada do material.

O evento anual acontecerá na Praça do Carmo, em Olinda, dias 26 e 27 de novembro próximos. Para os expositores do evento será disponibilizado um galpão medindo 20m x 7m, onde cada integrante selecionado irá ter um stand medindo 2m x 1m (mesa) com iluminação, duas cadeiras, segurança durante o evento e vigia noturno. Os materiais dos expositores poderão dormir nas suas devidas barracas, levando em conta que haverá vigilância integral. Os participantes pagam uma taxa de R$ 50,00, referente a esta infraestrutura logística.

INSCRIÇÕES/ESTRUTURA – A taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00,  será paga após aprovação da mostrarefere-se à manutenção e segurança das barracas para os expositores selecionados. Será feita da seguinte forma: após o  envio do material solicitado aos expositores para mostra e prazo final da inscrição, espere a aprovação e confirmação de sua mostra para efetuar o pagamento da taxa, e sendo aprovado, envie o comprovante de pagamento em anexo para o e-mail: vanessatavares86@gmail.com. Todos os selecionados para expor e comercializar seus produtos serão divulgados no blog, na imprensa e nos veículos de mídias sociais do Festival Cena Brasil: www.cenabrasil.blogspot.com.br. Para maiores informações, contatos com Vanessa.

SERVIÇO:

Inscrições para Feira Social de Economia Criativa
Seguem até o dia 20 de outubro de 2016
Inscrições pelo e mail vanessatavares86@gmail.com (Vanessa Tavares)
Informações: www.cenabrasil.blogspot.com

Por Cristiano Jerônimo | Jornalista

#CenaBrasil2016 #Olinda #Cultura #DiversidadeCulturalSustentabilidade

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Inscrições para o Festival Cena Brasil 2016 encerram nesta segunda (10)

Encerram na próxima segunda-feira (dia 10.10) as inscrições para participação no 14º Festival Cena Brasil, que acontece na Praça do Carmo (Praça da Preguiça), em Olinda, nos próximos 26 e 27 de novembro. Cerca de dez atrações (bandas, artistas, grupos) serão escolhidas pela curadoria musical para se apresentarem no evento. Além disso, outras atrações de maior porte serão divulgadas em breve.

O material de divulgação dos concorrentes deve ser enviado ou entregue na Rua Maria Lúcia Almeida de Araújo (Guaraná), n° 24, sala 01, Qd. E8, Lt. 24, Ouro Preto, Olinda. Próximo ao Centro Comercial, no horário das 14h às 18h ou ainda enviado pelos Correios. Os interessados podem tirar suas dúvidas através do e-mail do festival: cenabrasilolinda@gmail.com. Web: www.cenabrasil.blogspot.com.br.


Por Cristiano Jerônimo | Jornalista

#CenaBrasil2016 #Olinda #Cultura #DiversidadeCulturalSustentabilidade

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Festival Cena Brasil faz homenagem ao eterno Amauri Cunha


O Festival Cena Brasil, em Olinda, através dos seus diretores, produtores e colaboradores homenageia, hoje, um ano da partida do nosso companheiro de grandes lutas, saudoso Amauri Cunha. Além de locutor oficial do evento, era líder do Movimento Negro de Pernambuco, também apresentador do evento Terça Negra. Era artista plástico e designer. Que todos os fluidos divinos se envolvam com ele e que sua família tenha o conforto de saber que o homem que realiza permanece sempre vivo entre nós. E Amauri realizou muito. Muita paz!

Por Cristiano Jerônimo | Jornalista

#CenaBrasil2016 #Olinda #Cultura #DiversidadeCulturalSustentabilidade