sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pós Cena Brasil 2010


O Cena Brasil, realizado nos dias 20 e 21 de novembro, na edição 2010 levou muitos admiradores da cultura pernambucana e principalmente afro descendentes para a Praça do Carmo em Olinda.

No sábado, a marcha 20 de novembro, em homenagem a consciência negra, com grupos culturais, movimentos sociais e a diretoria de direitos humanos da Prefeitura de Olinda saiu da Igreja Rosário dos H. Pretos, no bairro do Bonsucesso e arrastou centenas de olindenses e turistas que chegaram à Praça do Carmo com toda animação para curtir a primeira noite do evento. Como era de se esperar, artistas como RogerMan, a Banda Dona Zefinha (CE), a Banda Guardaloop (PE), a Banda Mallêt (PE) e o Coral Encanto de Olinda contagiaram a multidão na cidade Alta.

A feira social trouxe artesanatos de alguns Pontos de Cultura de Pernambuco e a feira gastronômica expôs as tradicionais comidas de terreiro. Haviam vários pratos preparados especialmente para cada entidade do candomblé. Os temperos de Pai Cleiton fizeram sucesso com o público.
As apresentações do domingo foram iniciadas com mais um cortejo, dessa vez dos Afoxés Filhos de Gandhy (BA), Omô Nilê Ogunjá (PE) e Alafim Oyó (PE). O público prestigiou em massa, um dos maiores desfile cultural já visto nas ladeiras do Sítio Histórico, que ao chegar à Praça do Carmo já encontravam centenas de pessoas esperando a procissão dos afoxés. A noite seguiu com apresentações de bandas como, RumBanda, Zé Pilintra, Estrógeno, Semente de Vulcão e A Roda, instigando a platéia até a grande atração da noite, a banda argentina Sol Pereyra.

Por mais um ano o Cena Brasil convidou a população para homenagear a cultura negra e fez uma bela festa. Resta agora esperar para a nova edição 2011 do Cena Brasil que muito promete.
Abreve!

Veja mais fotos aqui
Por: Renata Oliveira