segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Celebração no festival Cena Brasil

Com uma apresentação memorável, o Cena Brasil encerra a programação do festival em sua nona edição, na noite do dia 20 de novembro, na Praça do Fortim do Queijo. Em noite inspiradíssima, a festa começa com a missa Afro Descendente, na igreja Rosário dos Homens Preto em homenagem aos orixás e segue com a marcha da Consciência Negra ao som do toque dos afoxés, levando ao êxtase milhares de pessoas que lotaram as ladeiras da Cidade Alta de Olinda, reafirmando a cultura negra de resistência. 

“Multiplicidade Cultural no Cenário Histórico” foi o tema do evento que incendiou o Palco no Fortim do Queijo. O mar e o Sítio Histórico de Olinda viraram cenário para grandes apresentações de shows musicais e ainda uma Feira Social, “Gastronomia de Terreiros”, expondo dez pratos para dez orixás. No sábado a noite foi celebrada com apresentações do Cavalo Marinho Boi Pintado, no comando do Mestre Grimário, a Banda Radares expondo letras do cotidiano das comunidades, Jorge Riba levantando o público com o tradicional samba de raiz, Shifty Side trazendo as batidas de rock e hardcore para esquentar o verão olindense e Ska Maria Pastora finalizando com o som instrumental influenciado pela Banda The Skatalites. 

No domingo após o cortejo dos afoxés, no Fortim do Queijo, a noite seguiu com apresentações que encantaram o público. Dona Del do Coco mandou muito bem empolgando a platéia com o coco da Zona da Mata, em seguida o Coco de Toré Pandeiro do Mestre com um repertório de composições próprias e linguagens características prosseguiram a festa. A continuidade ficou com Marcelo Santana, que levou ao palco do Cena Brasil um repertório de músicas antigas e outras do seu novo CD, “Ska, Reggae e Dub” abordando transformação e reflexão social. O Grupo Bongar finalizou o festival com composições pinçadas nos cultos afro-brasileiros e no tradicional Coco Xambá, um sequência de blocos sonoros poderosos, contagiando e levando a participação ativa das pessoas. 

Por mais um ano o Cena Brasil convidou a população para homenagear a cultura negra e fez uma belo festival. Uma festa de vários artistas que celebra talentos e destaca a diversidade musical e cultural de Pernambuco. O Cena Brasil é isso, transformação, mistura e explosão. Agora é só esperar a próxima edição que promete uma festança celebral em dez anos do evento. Não perca tempo e venha fazer parte da cena!


Por: Renata Oliveira

0 comentários: