quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Influência do povo africano será tema de debate e aula espetáculo

Palestra do Pai Dito de Oxóssi, aula espetáculo de José Mário Austregésilo e Afoxé 
Ilê de Egbá movimentam o sábado (26.11), das 15h às 17h, na Biblioteca de Olinda.

A 14ª edição do Festival Cena Brasil, este ano, realiza uma importante ação cultural e educativa, fomentando a cidadania e o respeito à diversidade. Dentro do evento multicultural, haverá palestras e uma aula-espetáculo apresentadas, em grande estilo, na Biblioteca Pública de Olinda, no dia 26 de novembro, das 15h às 17h, para alunos da rede municipal e o público em geral, com destaque para os palestrantes José Mário Austregésilo e pai Dito de Oxóssi. Acontece também a apresentação artística do Afoxé Ilê de Egbá. 

No mês da Consciência Negra, onde se homenageia Zumbi dos Palmares, a aula-espetáculo instigará a conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação dos costumes e educação brasileira, exaltando nossa diversidade cultural e étnica. Todos os anos, o Festival Cena Brasil promove debates sobre temas variados e de alto interesse da sociedade civil e das entidades ligadas aos setores de minoria e resistência.

PALESTRANTES & AULA ESPETÁCULO:

Pai Dito de Oxóssi
O babalorixá pai Dito de Oxóssi, que foi consagrado sacerdote aos 10 anos de idade, já participou, como debatedor e palestrante, de vários seminários nacionais e internacionais sobre cultura e questões afrodescendentes. Presidente do Afoxé Ilê Egbá, criado em 1986, pai Dito cresceu com a tradição marcada pelos cultos de origem africana, típicos de Pernambuco. Líder da cultura negra, ele tem seu campo de trabalho em um dos maiores berços culturais da cidade do Recife, o Alto José do Pinho, onde realiza um trabalho sociocultural fundamental para a região.

José Mário Austregésilo
Com o cobiçado troféu Caboclo de Lança em sua estante, entres outros, José Mário Autregésilo é professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco há mais de 30 anos, desde abril de 1983. Profissional de educação e comunicação, José Mário iniciou no rádio, depois na tevê e no cinema. Ensinou também na Universidade Católica e Escola Superior de Marketing. Leciona, na UFPE, na área de comunicação (Rádio, TV, Cine, Publicidade e Jornalismo). É, ainda, rádio ator, locutor, novelista, apresentador de programas. Escreveu dois livros sobre Luiz Gonzaga , o Rei do Baião, ambos esgotados. Foi homenageado no Carnaval de Olinda, em 1998. Dirigiu a TV e Rádios Universitárias, onde fez formação como profissional de tevê. Dirigiu a TV Jornal/SBT do Recife e foi coordenador do Departamento de Comunicação Social da UFPE. Atuou também junto à Casa de Passagem com arteterapia, teatro, com foco em meninas em situação de risco em Pernambuco.

SERVIÇO: 
Palestras e aula espetáculo no Festival Cena Brasil
Com Dito de Oxóssi e José Mário Austregésilo + (apresentação do Afoxé Ilê Egbá)
Tema: “A influência do povo africano na formação cultural do Brasil”
Na Biblioteca Pública de Olinda, avenida Liberdade, nº 100, Carmo.
Em 26 de novembro próximo (sábado)
Das 15h às 17h.


0 comentários: